quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Médicos já tem autonomia para desligar-se do CNES

As entidades médicas nacionais lutaram durante alguns anos para que o governo providenciasse uma forma de os médicos poderem garantir o seu desligamento de empregos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Já é esquisito nos cadastrarmos como “estabelecimentos de saúde”. Mas enfim, esta é a exigência.

Durante anos, maus prefeitos mantinham nossos nomes no CNES mesmo após termos saído do emprego em equipes de saúde da família. Mantinham o nome do médico para não perder os recursos financeiros oriundos do Ministério da Saúde. Recentemente, com a exigência de que os médicos tenham no máximo 5 vínculos no CNES, a bomba estourou. A mídia chegou a estampar nome de médicos que tinham 9, 10 vínculos diferentes. Na verdade eram registros de empregos que estes médicos tinham saído há tempos. O que, inicialmente, parecia ruim para a categoria (limitação de registros) mostrou-se altamente positivo.

As entidades médicas pressionaram o Ministério da Saúde demonstrando a prática generalizada por parte das prefeituras de “esquecer” de retirar o nome no médico do CNES. Exigimos que o próprio médico tivesse a autonomia para fazer isto sem precisar de burocracia. Pela internet. Conseguimos! O Ministério da Saúde aquiesceu e viabilizou a ferramenta.

Para sair do CNES basta o médico ir até o site do CNES no DATASUS, clicar na aba “CONSULTAS” e, em seguida, clicar em “solicitação de desligamento pelo profissional” e seguir as instruções. Um e-mail será encaminhado para o endereço fornecido pelo médico com um link para confirmar o desligamento. Confirme e pronto. Está feito! Simples. Bastava querer fazer. Experimente AQUI.

Fonte: Blog do Waldir Cardoso


Nenhum comentário: