quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fórum define carreira de Estado para médicos


A criação de uma carreira de Estado para o médico se tornou uma bandeira prioritária para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e as outras entidades médicas nacionais – Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Para avançar solidamente no debate que deverá levar à implementação da proposta, acontece, em 8 de junho, um encontro com representantes de vários setores da sociedade.

Nomes importantes do Judiciário, do Ministério Público, da Câmara e do Senado já confirmaram presença no I Fórum sobre Carreira de Estado para Médicos.

Das discussões, podem sair sugestões que ajudarão a delinear de forma mais clara aspectos importantes para a proposta, como a forma de acesso, os critérios de seleção, as modalidades de progressão, entre outros.

No entanto, um consenso já existe: a criação da carreira de estado para o médico dá golpe único em dois problemas graves que afligem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em primeiro lugar, contribui para a oferta de uma assistência de qualidade à população ao assegurar a presença do médico em áreas de difícil provimento vinculado a uma estrutura que permite o exercício da boa medicina.

De acordo com o 2º vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Aloísio Tibiriçá Miranda, com essa proposta fica assegurada infra-estrutura de trabalho (instalações e equipamentos) e uma rede integrada, capaz de absorver os casos de maior gravidade.

SERVIÇO:
Fórum das Entidades Médicas sobre Carreira de Estado
Data: 08 de junho de 2010
Horário: A partir das 8h30
Local: Auditório do Conselho Federal de Medicina – Brasília-DF
Promoção: Comissão Pró-Sus – CFM/AMB/FENAM


PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Credenciamento

9h – Abertura

Roberto Luiz d’Avila – Presidente do CFM
Paulo Argollo – Presidente da Fenam
José Luiz Gomes do Amaral – Presidente da AMB

9h30 às 11h – Mesa Redonda: A Saúde, o Médico e a Carreira de Estado

9h30 – Aspectos Conceituais e Jurídicos da Carreira de Estado para o Médico
Ministro José Augusto Delgado – Ministro aposentado do STJ

10h – A Saúde e o Estado Brasileiro
Aragon Dasso Jr. – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

10h30– Recursos Humanos, Carreira de Estado e Modalidades de Gestão no SUS Roberto Passos - Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES

11h às 12h – Debates com os palestrantes

12h às 13h - Intervalo

13h às 15h - Mesa Redonda e debates com representantes das Entidades Médicas

15h - Encerramento

Fonte: CFM

Um comentário:

Prêmio Brasil disse...

Caro Renato Fonseca,

Informamos que o Prêmio Brasil, realizado há 12 anos, não é promovido em parceria com nenhuma entidade de classe. Caso isso acontecesse o prêmio cairia em descrédito, pois os homenageados seriam os próprios membros destas intituições. A matéria vinculada como Golpe está sendo analisada ao nosso Departamento Jurídico para as devidas providências. A Sra. MARINEZ FELIPE LIMA confirmou sua presença no evento, através do site oficial da premiação, sendo este de caráter irrevogável, procedimento absolutamente amparado pela legislação brasileira. A prezada Dra. MARINEZ FELIPE LIMA não compareceu e a empresa resposável que comercializou o pacote do evento (Ingressos, Hospedagem e Kit Multimidia) não recebeu o pagamento e automaticamente incluiu o nome da mesma junto ao Serasa. O prêmio é concedido em caráter de opinião pública, com base da aceitação do indicado. A Sra.MARINEZ FELIPE LIMA não foi ameaçada e tão pouco coagida a receber a homenagem, promovida por orgãos independentes. Pois a mesma aceitou concordando, irrestritamente, com o regulamento do prêmio. Marjorie Morgado, diretora excecutiva Prêmio Brasil.