domingo, 23 de maio de 2010

AUSÊNCIA DE MÉDICOS NO INTERIOR DO ACRE


Por Miguel Angel suarez Ortiz

A premissa: O SUS deve funcionar em todos os recantos do Acre!

Certíssimo! Porém, a despeito do que alguns políticos e outros que eles manipulam estão querendo vender para os eleitores, a saúde não se resume à presença de um médico.

Antes de adentrar na questão dos médicos, deixemos assentado que a saúde é encargo do Estado e de seus governantes os quais têm a OBRIGAÇÃO de oferecer à população os meios indispensáveis para que as condições de saúde e o atendimento médico sejam, de fato, de boa qualidade. O artigo 196 da Constituição Federal define que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”...para garantir “a redução do risco de doença e de outros agravos”, bem como “o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Recordemos que SAÚDE é um conceito amplo que implica atividades de PROMOÇÃO, PREVENÇÃO e CURA dos possíveis AGRAVOS a ela. Saúde deve significar para a população a disponibilização de água potável, de energia elétrica, de saneamento básico e coleta de lixo; de educação básica e educação em e para a saúde; na possibilidade de trabalho e de adquirir alimentos condizentes, ademais, é claro, de ações de saúde que resolvam a obrigação que a Constituição Federal criou para os administradores deste País.

Leia o restante em www.transparencia.med.br

Nenhum comentário: