terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saúde Itinerante: um trabalho de saúde no interior da floresta do Acre.

O Programa Saúde Itinerante surgiu da idéia do médico infectologista Tião Viana, que por entender as dificuldades geográficas e de saúde do nosso Estado, reuniu um grupo de amigos profissionais de saúde e os convidou para um trabalho voluntário em uma comunidade no interior.


O trabalho teve seu marco inicial em 1997, no município de
Xapuri. Estendeu-se em seguida para Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil, Jordão e Cruzeiro do Sul (Projeto de Assentamento Santa Luzia). Naquela época era apenas uma idéia. Não podía mos imaginar que os frutos desse sonho seriam tantos e tão gratificantes. Desde então o programa é coordenado pela enfermeira Celene Maria Prado Maia.


A realização dessa ação proporcionou, aos que dela participaram, a oportunidade de observar o quanto aquelas populações eram carentes e precisavam ter acesso aos serviços de saúde.
Por isso, o programa Saúde Itinerante passou a ter caráter oficial em 2000, quando o médico Tião Viana, investido no ofício de Senador da República, disponibilizou recursos de emenda parlamentar para financiar as ações e integrou o grupo à estrutura da Secretaria de Saúde do Estado.


Os objetivos do programa são: levar atendimento médico especializado e cirúrgico às populações residentes nos municípios isolados, de difícil acesso e em locais com insuficiência da oferta assistencial; encaminhar doentes selecionados aos centros de referências especializadas, além de proporcionar uma modalidade de saúde igualitária e sem fronteiras.



A equipe é composta de médicos, enfermeiros, biomédicos, assistente social e técnico em enfermagem. As especialidades médicas são: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, pediatria,
infectologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, gastro-clínico e clínico geral. Os exames oferecidos são: eletrocardiograma, ultra-sonografias, endoscopia digestiva alta, colposcopia, exames de prevenção do câncer de colo uterino (PCCU) e exames laboratoriais.

A intervenção do Serviço Social tem se dado com base na concepção de que o processo saúde-doença determinado socialmente e reforçado pelo conceito de que atenção à saúde não está centrada apenas sob o enfoque médico, mas nas diferentes intervenções cujas práticas enfocam a prevenção e inclusão social.

Clique e leia mais sobre o Saúde Itinerante.

As fotos apresentadas são da última ação do Programa de Saúde Itinerante, realizada no município de Plácido de Castro (AC), em 20 e 21.11.10.

Nenhum comentário: