segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ANS unirá plano de saúde à previdência

Ideia seria acumular parte da mensalidade em fundo de capitalização para custear gastos com saúde após os 60 anos

São Paulo. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promete finalizar ainda neste semestre o desenho de um novo tipo de plano que une assistência médica e previdência privada num só produto. A ideia é acumular parte do valor da mensalidade em um fundo de capitalização individual, que ajudaria a custear os gastos com saúde após os 60 anos, quando a necessidade de assistência sobe e a renda, normalmente, cai, por conta da aposentadoria.

O projeto vem sendo debatido há alguns anos entre as empresas do setor. Agora o tema foi incluído na Agenda Regulatória da agência reguladora - uma espécie de plano de gestão - e tornou-se prioridade da nova diretoria. "Nos preocupa a sustentabilidade da saúde suplementar. O número de idosos, que hoje representam 10% da população e 25% dos gastos com saúde, deve triplicar até 2050", diz Mauricio Ceschin, presidente da ANS.

Segundo ele, o sistema atual em que o valor da mensalidade cresce em função da faixa etária não é uma boa resposta para a mudança demográfica em curso no País. "Criar um plano de previdência privada atrelado a um plano de saúde é uma das alternativas estudadas".

O produto seria oferecido por meio de parceria entre uma operadora de panos de saúde e uma instituição financeira que trabalhe com planos do tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que permite acumular recursos por um prazo contratado. O resgate do dinheiro seria totalmente isento de tributação caso fosse usado com despesas médicas ou para pagar um plano de saúde.

Fonte: diariodonordeste



Nenhum comentário: