terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Presidentes de CRMs discutem temas de interesse médico, em Brasília

Temas como autenticação digital nos prontuários e demais procedimentos administrativos sem a necessidade de certificação digital, identificação do profissional médico nos estabelecimentos de saúde, gestão dos serviços e unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a relação dos profissionais com a indústria foram abordados nesta quinta-feira (3), em reunião no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Do encontro participaram diretores do CFM e presidentes e representantes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Esta foi a primeira reunião do ano, que retoma uma prática iniciada pela atual gestão do Conselho em busca de uma maior integração entre os fóruns federal e estaduais.

Esta foi a décima reunião do tipo. As discussões, apesar de não terem caráter resolutivo, ajudam no amadurecimento da posição dos conselhos e unificam discursos e práticas. O objetivo é abrir espaço para abordagem de problemas que afetam o trabalho da rede de conselhos, de acordo com particularidades locais, e encontrar, conjuntamente, soluções e encaminhamentos, além de subsídios para decisões futuras.

Visita – Durante a reunião, o grupo recebeu a visita do médico Paulo Davim, que no mesmo dia assumiu o cargo de senador da República. Ele será representante do Partido Verde e do Rio Grande do Norte no Congresso. O novo parlamentar saudou o grupo reunido e ressaltou seu compromisso com a defesa da saúde e da medicina. Davim assumiu a vaga após o afastamento do senador Garibaldi Alves Filho para exercer o cargo de ministro da Previdência.

Nascido no sertão potiguar, Paulo Davim reafirmou sua confiança no Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu sua efetiva implantação. Nesse sentido, ele defende o debate acerca do seu financiamento, a regulamentação da emenda 29, o aprimoramento de programas, a carreira de estado na área e a melhora dos honorários profissionais. “Se quisermos resgatar a saúde pública, precisamos resgatar os médicos do fosso onde foram jogados”, pontuou.

O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, agradeceu a visita e desejou boa sorte ao novo parlamentar. Já seu conterrâneo, Luis Eduardo Barbalho de Mello, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM-RN), enalteceu a qualidade do trabalho desenvolvido por Davim no Estado, no qual tem tradição na esfera política. “Tenho certeza de que vai brilhar. Estamos ansiosos para vê-lo em ação”, resumiu Mello.

Nenhum comentário: