sábado, 30 de outubro de 2010

Antibiótico passa a ser vendido só com receita

Farmácias deverão reter a prescrição do medicamento; decisão é bem avaliada por especialistas.

De acordo com medida da Anvisa, não será mais possível comprar antibióticos sem prescrição médica.

Isso porque as farmácias terão de ficar com uma via da receita e a outra será entregue ao paciente, carimbada. O prazo para comprar o medicamento será de dez dias, contando da data da emissão. A resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Em entrevista à Rádio Jovem, o médico infectologista e diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip, explicou que infelizmente, os brasileiros se automedicam em doses inadequadas, com horários desajustados e medicamentos equivocados.

Para o especialista, a medida é um avanço e era extremamente desejável pela medicina . Uip enfatizou que o indíviduo deve ter acesso a um melhor serviço de saúde, sem filas e de maneira adequada. Não se pode continuar errando, para resolver o que há de errado .

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.

Fonte: CFM


Nenhum comentário: