De acordo com medida da Anvisa, não será mais possível comprar antibióticos sem prescrição médica.
Isso porque as farmácias terão de ficar com uma via da receita e a outra será entregue ao paciente, carimbada. O prazo para comprar o medicamento será de dez dias, contando da data da emissão. A resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.
Em entrevista à Rádio Jovem, o médico infectologista e diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip, explicou que infelizmente, os brasileiros se automedicam em doses inadequadas, com horários desajustados e medicamentos equivocados.
Para o especialista, a medida é um avanço e era extremamente desejável pela medicina . Uip enfatizou que o indíviduo deve ter acesso a um melhor serviço de saúde, sem filas e de maneira adequada. Não se pode continuar errando, para resolver o que há de errado .
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.
Fonte: CFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário