terça-feira, 20 de julho de 2010

CFM dá apoio ético à greve da perícia médica


A greve da perícia médica previdenciária recebeu formalmente nesta segunda-feira o apoio do Conselho Federal de Medicina, que em nota divulgada após reunião do seu pleno, considerou ético o movimento dos peritos médicos previdenciários.

A posição do CFM foi fruto de uma consulta feita pela Associação Nacional dos Médicos Peritos que buscou o apoio ético e legal para o movimento da categoria em todas as entidades da classe médica e já Justiça. Em todos os casos a resposta sempre foi positiva e categoria pode contar o apoio esperado.

A nota do CFM, assinada pelo presidente da Instituição, Dr. Roberto d’Ávila, informa que: “o corpo de conselheiros reunidos em Sessão Plenária do dia 16 de julho, decidiu reconhecer a greve dos peritos médicos previdenciários como um direito ético e legítimo, desde que mantidos os padrões éticos preconizados pela Resolução CFM 1931/2009 (Código de Ética Médica)”.

O movimento grevista da perícia médica por duas vezes já foi considerado legal e não abusivo pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Conselhos Regionais de Medicina de Goiás, Rondônia e Rio de Janeiro já se manifestaram publicamente em favor da categoria, assim como o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul.

Em seu parecer o CFM dá força a todas estas manifestações anteriores ao afirmar que: “Consideramos também que o médico tem direito de suspender suas atividades afim de reivindicar melhores condições de trabalho e de remuneração”.

Clique e veja a íntegra da decisão do CFM.

Fonte: ANMP

Nenhum comentário: