domingo, 4 de julho de 2010

O SUS deve funcionar em todos os recantos do Brasil


Certíssimo! Porém, a despeito do que alguns políticos e outros que eles manipulam estão querendo vender para os eleitores, a saúde não se resume à presença de um médico.

Antes de adentrar na questão dos médicos, deixemos assentado que a saúde é encargo do Estado e de seus governantes os quais têm a OBRIGAÇÃO de oferecer à população os meios indispensáveis para que as condições de saúde e o atendimento médico sejam, de fato, de boa qualidade. O artigo 196 da Constituição Federal define que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”...para garantir “a redução do risco de doença e de outros agravos”, bem como “o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

...

SOBRE O COMO FIXAR MÉDICOS EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR

Reiteremos: Políticos e gestores públicos estão querendo mostrar os médicos como pessoas ambiciosas que não querem ir a municípios do interior sem uma boa remuneração. Demonstramos que não se trata apenas disso. Agora afirmamos que o problema maior, além da remuneração vil e da falta de condições de trabalho, é a falta de perspectivas de vida profissional e social. O médico é um profissional que depois de formado, precisa constante ATUALIZAÇÃO de seus conhecimentos para manter-se informado sobre os rápidos avanços da medicina e dessa forma mais bem servir a seus pacientes.

O que lhes é oferecido aos médicos pelos municípios?

...

Leia mais, clique aqui. Texto muito importante para o conhecimento da sociedade, bem como a categoria médica. Recomendo sua leitura!

Fonte: www.transparencia.med.br

Nenhum comentário: