terça-feira, 3 de agosto de 2010

Manifesto médico pede apoio dos presidenciáveis para carreira estadual


Medida deve melhorar acesso à saúde em regiões remotas.

A AMB (Associação Médica Brasileira) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgaram nesta segunda-feira (20) a Carta de Brasília, que, pede aos candidatos à Presidência que apoiem uma carreira de Estado para profissionais, prevista na Proposta de Emenda à Constituição nº 454, que tramita no Congresso Nacional, entre outras reivindicações. O documento foi encaminhado aos presidenciáveis e aos Três Poderes.

A proposta de criação do que foi chamado de Carreira de Estado Médico refere-se a criação de políticas que ajudem médicos a fazerem carreira em cidades pequenas, longe da necessidade de se manterem nos grandes centros. A medida tem também como objetivo melhorar o acesso da população aos serviços médicos, especialmente no interior e em zonas urbanas de difícil acesso.

Um dos trechos diz:

- No Brasil, não há falta de médicos, mas concentração de profissionais pela ausência de políticas, como esta, que estimulem a fixação nos vazios assistenciais, garantindo a equidade no cuidado de Norte a Sul.

A carta também pede a aprovação imediata da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos nas três esferas de gestão e define o que são gastos em saúde.

Os médicos pedem também mais investimentos no sistema público afim de terminar com o sistema de longas filas e atendimentos precários.

Fonte: noticias.r7.com

Nenhum comentário: