A fim de atender as perícias médicas represadas por conta da greve dos médicos peritos concursados, 30 profissionais serão contratados temporariamente para atender a gerência executiva de Curitiba, que abrange as agências da Capital, Região Metropolitana e Litoral, segundo as informações do gerente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Paraná, Altamir da Silva Cardoso. No Paraná o reforço será de 104 profissionais a serem contratados nos próximos 35 dias, pelo prazo de 6 meses.
Segundo a reportagem apurou em matéria divulgada em 13 de agosto, dependendo de qual agência escolha o segurado, pela proximidade com a residência, por exemplo, só há agendamento disponível para 26 de novembro, ou seja, 90 dias. O caso foi constatado pela reportagem do Jornal do Estado que ligou para a central de agendamentos da Previdência, o 135, para agendar uma perícia médica da agência da Cândido Lopes, Centro de Curitiba.
A contratação imediata desses profissionais foi determinada pela Justiça em 27 de agosto e tem como objetivo diminuir o número de pessoas que aguardam por uma perícia médica. Conforme as informações apresentadas pelo gerente da executiva de Curitiba, há 65 mil perícias estão atrasadas no Estado. Destas, 29 mil em Curitiba. A paralisação dos médicos concursados começou em 22 de junho.
O edital com as exigências para a contratação dos médicos peritos será publicado em jornais de Curitiba e do litoral de hoje. Nas outras localidades o edital será publicado até segunda-feira (13).
Segundo a assessoria de imprensa do INSS 22 médicos peritos temporários serão contratados na gerência executiva de Maringá, 22 na de Londrina, 20 na gerência de Cascavel, 10 em Ponta Grossa, além dos 30 da gerência de Curitiba.
A previsão do gerente do INSS é de que em 60 dias o trabalho retome o ritmo norma. Com isso, as perícias passarão a ser agendadas com um prazo de espera de 15 dias.
O credenciamento em Curitiba será feito entre os dias 14 e 23 de setembro na Gerência do INSS na capital que fica na Rua João Negrão, número 11 — Centro. Os peritos recebem, em média, R$ 22 por perícia e podem realizar até 524 perícias por mês.
Fonte: bemparana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário